6 Dicas para escolher o imóvel ideal para a sua família





6 dicas para escolher o imóvel ideal para a sua família


Ao decidir comprar um imóvel, é preciso escolher uma entre as várias opções existentes no mercado. É preciso estar atento para evitar problemas no futuro, ao escolher um imóvel que não corresponda a todas as suas necessidades e de sua família. Para auxiliar você nessa jornada, criamos uma lista bem completa sobre os diversos pontos que você deve levar em consideração. São eles.


1. Defina o que sua família precisa

O primeiro passo é definir o que sua família precisa em um imóvel hoje. São vários os itens que devem ser postos na balança na hora de buscar por um imóvel no mercado. Quantas pessoas realmente morarão na residência? Qual o número de banheiros necessários? E o tamanho da sala, cozinha e outros cômodos? O quarto principal precisa ser uma suíte?

Para decidir quais são as suas necessidades, é preciso verificar o tamanho e composição de sua família. Por exemplo, um jovem casal sem filhos pode contentar-se com uma residência de um quarto. Por outro lado, se estão planejando a chegada de mais um integrante, é preciso dois quartos. Já para quem tem filhos pequenos, pensar na infraestrutura é uma regra. Por exemplo, parquinho e brinquedoteca de um condomínio podem ser fatores relevantes.

Já para um casal com filhos adolescentes ou adultos, é preciso que cada um deles tenha seu próprio quarto na casa, pois já é necessário um grau maior de privacidade. Antes mesmo de sair em busca de imóveis no mercado, é preciso que defina todos os pontos de necessidade de sua família, assim como também os desejáveis, que poderão ser utilizados para desempate quando você gostar de mais de uma opção.

Ou seja, é preciso pesar se o imóvel é bem localizado, se tem piscina e garagem, se a vizinhança é agradável, entre outros pontos que podem não ser essenciais, mas podem valorizar mais um imóvel do que outro.


2. Escolha entre casa e apartamento

Escolher entre uma casa e um apartamento é um dos principais dilemas de quem vai se mudar e está buscando por uma nova residência.

Esse é um daqueles casos clássicos de “gato ou cachorro”. Existem pessoas que amam uma opção e odeiam outra, e vice e versa. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, sendo que cabe a você decidir o que melhor se encaixa em suas necessidades.

Casa

Muitas pessoas só sentem privacidade de verdade quando moram em uma casa, na qual, dentro dos limites de seu terreno, elas são a lei. Afinal, pode-se fazer o que quiser sem se preocupar com regras de um condomínio, respeitando sempre os seus vizinhos, é claro.

Em um espaço como esse, você pode contar com um jardim e ser livre para criar um pet livre de qualquer problema, ou ter de ficar levando ele para passear constantemente. Além disso, pode-se ter várias plantas e realizar qualquer tipo de benfeitoria dentro do espaço de sua propriedade.

Mesmo que não haja a necessidade de realizar pagamentos de taxa condominiais, é preciso lembrar que toda a manutenção da propriedade deverá ser feita por você e, por isso, guardar algum dinheiro pode ser uma boa ideia.

Apartamento

O apartamento é uma das principais opções para quem busca privacidade e segurança. Dentro de um condomínio, você precisa preocupar-se apenas com o interior de sua propriedade, sendo que toda a manutenção do prédio é realizada por alguém contratado.

Inclusive, mesmo que haja a necessidade do pagamento da taxa condominial, a segurança de morar em um condomínio pode compensar os valores pagos, uma vez que é bem menor a chance de furtos em apartamentos.

Já a proximidade com os vizinhos pode criar laços de amizade bem legais. Caso você tenha filhos, eles poderão não apenas aproveitar a infraestrutura do local como também conhecer mais pessoas e brincarem com os amigos em segurança.

Outro ponto importante é que muitas pessoas hoje mantêm um pet em casa e, se você é uma delas, é preciso uma atenção maior. Verifique sempre as regras do condomínio em relação a animais, pois alguns locais não aceitam sua presença.

Como vimos, não há resposta certa quando o assunto é casa ou apartamento. O ideal é que você escolha a opção que mais se encaixe com seu estilo de vida e necessidade de sua família.


3. Não perca tempo

Uma das principais dicas que temos para você é não perder tempo. Afinal, ao realizar uma busca por imóveis, é comum a pessoa se deparar com diversas opções de todos os tipos e até ficar curiosa para realizar algumas visitas. Porém, caso o imóvel não tenha as características necessárias para a sua família, não adiantará visitá-lo, pois você apenas perderá seu tempo e, consequentemente, o do proprietário ou corretor.

Para que isso não aconteça, você pode iniciar uma lista de imóveis durante a sua busca com uma classificação que possa indicar o quanto o imóvel se encaixa em suas necessidades, levando em conta preço, localização e outras características.

Assim, poderá programar visitas apenas aos mais interessantes e mais bem classificados da sua lista, evitando perder tempo com imóveis que podem até parecer bacanas, mas que não vão cumprir com sua demanda.

Além disso, após realizar as visitas, você pode atribuir uma nova nota para cada uma das propriedades visitadas, melhorando assim a sua capacidade de decisão final acerca de qual é o imóvel ideal para a família.


4. Tenha calma

Não se afobe na hora de escolher por um imóvel. O mercado ainda está em recuperação e várias propriedades estão surgindo todos os dias, então, não cometa o erro de acabar tomando uma decisão precipitada e acabar se arrependendo.

Com frequência, o que parece um bom negócio em um determinado momento pode se tornar uma grande dor de cabeça logo mais na frente. Por exemplo, muitas pessoas estão optando por realizar o financiamento de imóveis sem ter a entrada e, para isso, realizando empréstimos com altos juros.

Com isso, você pode acabar se afundando em dívidas e ter de se desfazer do imóvel no futuro para poder arcar com seus compromissos, ou não ter a capacidade de pagar pelas parcelas e empréstimos realizados para a compra. O ideal é guardar uma reserva para evitar esse tipo de situação. Portanto, jamais tome atitudes no impulso e faça o negócio com calma para evitar qualquer tipo de problema no futuro.


5. Faça um planejamento

Ao comprar um imóvel, é preciso realizar um planejamento de suas ações. No caso da compra, isso significa reservar o dinheiro para a entrada, estipular um preço máximo para a propriedade, prazos de mudança, reformas antes de mudar-se, entre outros.

Isso evita que você acabe frustrado com sua tentativa de compra, ou passe por problemas após o fechamento do negócio. Por exemplo, reformar um cômodo da residência enquanto se está ocupando o espaço pode não ser uma boa ideia.

No caso na compra, é preciso lembrar também que o dinheiro para entrada não é o único valor necessário na hora de um financiamento. É preciso arcar também com a documentação do imóvel, taxas de avaliação, cartório e transferência de propriedade, entre outros itens que podem exigir uma boa quantia.

Já para quem aluga, também é preciso ter um bom planejamento financeiro para que tudo dê certo. Geralmente, quem está alugando já se encontra em outro imóvel alugado e tem um prazo para sair. Caso desrespeite a entrega do imóvel, há uma multa diária que pode pesar no seu bolso. Por conta disso, é preciso planejar muito bem o aluguel para evitar dores de cabeça.

Ademais, é necessário procurar por um fiador, ou por uma seguradora que realize o chamado “seguro fiança”, estudar todas as exigências do proprietário ou imobiliária e separar o calção.


6. Verifique a documentação necessária

Pode parecer trivial, mas a documentação é um dos principais empecilhos em um negócio imobiliário e, caso você não conte com qualquer um dos documentos necessários, pode ser que o negócio seja inviabilizado.

No caso da compra à vista, pode ser necessário apresentar uma série de documentos no cartório na hora de realizar a transferência do imóvel. Por conta disso, o ideal é entrar em contato com o local antes e buscar informações acerca de todas as exigências, pois isso evita a perda de tempo.

Já para a compra por meio de financiamento, cada instituição bancária mantém seu próprio processo de análise e, por conta disso, você deve procurar diretamente um atendente e entender quais são as exigências com relação à documentação de compra.

O aluguel é um processo mais simples, mas nem por isso você deve descuidar dos documentos. Geralmente, quando o processo é realizado por meio de imobiliárias, existe uma extensa lista de papéis exigidos para que o contrato de locação possa ser assinado.

Independentemente de compra ou aluguel, durante a busca pelo imóvel, já procure saber quais são as principais exigências com relação à documentação e deixe tudo separado para ganhar tempo na hora de fechar o negócio.

Como pesquisar o imóvel ideal para a família

Estamos em plena era da informação e todos os setores da economia já estão se adequando à transformação digital. Com o mercado imobiliário, não é diferente. O processo de busca por um imóvel já não é mais o mesmo.

Há alguns anos, ao realizar o planejamento para comprar um apartamento ou uma casa, sua busca deveria ser feita em classificados no jornal, entrando em contato com o proprietário para fazer uma visita. Outra opção era visitar uma imobiliária e esperar que o corretor indicasse a você quais eram os imóveis que ele tinha disponíveis e que cumprissem com as suas exigências.

Esse processo era muito lento e encontrar o imóvel ideal para a família poderia levar uma eternidade. Contudo, graças às novas tecnologias e à popularização da Internet, hoje podemos escolher um imóvel em poucos cliques. Basta acessar www.bargonimoveis.com.br e você poderá conferir todas as oportunidades que temos para você!

São várias as vantagens de navegar em nosso site. Há muitas alternativas para realizar a filtragem de todos os imóveis cadastrados de acordo com o preço, localização, número de quartos, entre outras.

Realizar a compra de um imóvel ideal para a família é uma verdadeira jornada e temos a certeza de que, conte com nossa ajuda para que você possa realizar um ótimo negócio e não se arrepender de sua escolha!


Fonte: Moving Imoveis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Investimento que nasce com o Portal do Sol!

5 vantagens de morar em um condomínio completo e fechado

Conheça o bairro Marilândia - Um lugar lindo e pouco conhecido na região da Cidade Alta