Marilândia: O Encanto da Transformação


Conheça a História e a Identidade Cultural de um Bairro em Juiz de Fora que Encanta Moradores e Investidores


Era uma vez um pequeno bairro chamado Marilândia, localizado em Juiz de Fora. A história desse lugar encantador começa com a junção de dois loteamentos distintos. O primeiro, conhecido como São Clemente, pertencia à respeitada família Salim e ocupava a área onde hoje se encontra a Escola Municipal José Calil Ahouagi. O segundo loteamento era propriedade de um amigável motorista de táxi apelidado carinhosamente de Congo.

Nos anos de 1989, esses dois loteamentos, ainda pequenos e intimamente ligados, se uniram por meio de um plebiscito e deram origem ao bairro Marilândia, batizado em homenagem ao loteamento do Congo. Naqueles tempos, o bairro ainda era carente de recursos básicos, como água, telefone e esgoto, e abrigava apenas alguns poucos moradores.

A história do bairro se entrelaçava com a das famílias Salim e Congo, e foi marcada pelo surgimento de uma Associação de Moradores atuante, que protegeu o lugar de maiores danos e tornou o bairro um local tranquilo e excelente para viver.

Uma peculiaridade encantadora do início do bairro era a forma como suas ruas eram nomeadas. Cada uma recebia a designação de uma letra do alfabeto, tornando a identificação mais simples. Entretanto, numa reunião memorável da associação de moradores, decidiram que as ruas deveriam ganhar nomes que fizessem referência a tipos de minerais.

A avenida principal do bairro, inicialmente planejada para ser a "Avenida dos Diamantes," tomou uma reviravolta interessante. Um morador, tocado pela história do seu pai, pediu ao vereador responsável que a avenida levasse o nome dele. Porém, ao descobrir a alteração já realizada, surpreendeu-se com o nome final: "Avenida Acássio Alves Alvim." Na época, os moradores não ficaram muito satisfeitos com o que viram mas com o passar do tempo, acabou ficando esse o nome da avenida principal do bairro.

Mais de três décadas se passaram desde os primeiros passos do bairro Marilândia. Hoje, ele não é mais o mesmo, tendo crescido e se transformado em um lugar acolhedor e bem-estruturado. Supermercados, escolas e restaurantes de renome na cidade passaram a fazer parte do dia a dia dos moradores, proporcionando-lhes conforto e praticidade.

Assim, a história do bairro Marilândia é uma narrativa de crescimento, união e transformação. Um lugar que, outrora simples e com desafios, tornou-se um local encantador para se chamar de lar. Se você busca um imóvel, que tal conhecer essa pérola de Juiz de Fora, onde a história e a identidade cultural se misturam para criar um ambiente acolhedor e convidativo? Venha descobrir o charme único que o bairro Marilândia reserva para você.

Além disso, o bairro ainda guarda um novo segredo: O Portal do Sol!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Investimento que nasce com o Portal do Sol!

5 vantagens de morar em um condomínio completo e fechado

Conheça o bairro Marilândia - Um lugar lindo e pouco conhecido na região da Cidade Alta